Bolsa de Tecnologia da Informação

O que é

O Programa de Desenvolvimento Institucional em Tecnologia da Informação (PDITI) é uma iniciativa da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) que objetiva a concessão de bolsas de TI para estudantes dos cursos de graduação presenciais da UFC.

Objetivo

As bolsas têm como objetivo incentivar e desenvolver atividades acadêmicas e administrativas vinculadas ao uso da tecnologia da informação, nos diversos órgãos e unidades da UFC.

Dez meses, de março a dezembro de cada ano.

Quem pode solicitar

Qualquer estudante dos cursos de graduação presenciais da UFC regularmente matriculado(a) e frequentando às aulas, cumprindo os Requisitos para a Inscrição no Programa.

Vagas

Costumeiramente são ofertadas cem (100) vagas para o Programa de Desenvolvimento Institucional em Tecnologia da Informação destinadas a estudantes que estejam regularmente matriculados e frequentando um dos cursos de graduação presenciais da UFC, matriculados no primeiro semestre do ano letivo.

Requisitos para a inscrição

• Estar regularmente matriculado(a) e frequentando um dos cursos de graduação presenciais da UFC;
  • Ter cursado no mínimo 20% (vinte por cento) dos créditos exigidos para integralização do curso;
  • Possuir rendimento acadêmico satisfatório, igual ou superior a 6.000;
  • Ter disponibilidade mínima de doze (12) horas semanais, divididas em 3 turnos de quatro horas ou 4 turnos de três horas, para se dedicar exclusivamente as atividades da Bolsa;
  • Não possuir, no período de vigência da bolsa, vínculo empregatício ou qualquer outra modalidade de bolsa.

Procedimento para a inscrição

• Acessar o sistema de inscrição no endereço do Portal do Discente. O aluno poderá manifestar o interesse na Bolsa por meio do login como aluno de graduação, pelo link Bolsas >> Oportunidade de Bolsa >> Seleciona tipo de bolsa, respeitando-se o calendário constante do edital, conforme notícia veículada no Portal da UFC e sítio da STI, no período da divulgação do certame.

Processo de seleção

• Os candidatos serão selecionados até o limite de vagas constante do Edital específico;
  • Os candidatos que excederem o limite de vagas comporão cadastro de reserva, até o dobro do limite de vagas constante no Edital;
  • Será realizada a avaliação do Histórico Escolar do(a) estudante valendo no máximo 60 pontos. Neste item serão considerados:
    • Curso do aluno;
    • Índice de Rendimento Acadêmico.
    • Será realizada a avaliação do curriculum lattes valendo no máximo 40 pontos. Neste item serão considerados:
    • Experiência nas áreas de informática e afins;
    • Formação complementar nas áreas de informática e afins.

Frequência do bolsista

Desistência da Bolsa de TI

• Caso o bolsista desista da bolsa, o mesmo deverá comparecer à STI a fim de assinar o Termo de Desistência;
  • Em caso do não cumprimento do Termo de Compromisso assinado por parte do bolsista, o Orientador responsável deverá comunicar à STI, via e-mail ou memorando;
  • Não haverá reposição de bolsistas desistentes.