Plano Diretor de TI

A IN Nº 04/2010 SLTI/MP define o Plano Diretor de TI (PDTI) como um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação de um órgão ou entidade para um determinado período. O PDTI deve definir indicadores, em conformidade com os objetivos estratégicos da TI, e conter o planejamento de investimentos necessários, proposta orçamentária, quantitativo e capacitação de pessoas e identificação e tratamento de riscos relacionados à TI.

É fundamental que o PDTI proporcione o alinhamento das soluções de Tecnologia da Informação com as metas do negócio e as necessidades da organização. Dessa maneira, o planejamento de TI complementa o planejamento estratégico da organização. Como consequência, garante-se o alinhamento, de forma que as oportunidades de soluções de Tecnologia da Informação estejam em conformidade com os objetivos e iniciativas também da área de TI, possibilitando a definição dos planos de ação.

O objetivo do PDTI da Universidade Federal do Ceará (UFC) é fornecer orientações estratégicas e táticas para que a TI possa garantir que as metas previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFC sejam alcançadas. Também faz parte do objetivo desse plano promover a excelência dos serviços de TI que apoiam as atividades diárias da instituição. Esse plano abrange todas as unidades da UFC, com exceção dos hospitais. Ele compreende o período de 2013-2017 e deve ser revisado anualmente para o acompanhamento das ações estabelecidas.

Para mais informações, acesse o PDTI-UFC 2013-2017 (PDF 880 kB).