Plano Diretor de TIC

A Portaria Nº 19 de 29 de Maio de 2017 dispõe sobre a implantação da Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação dos órgãos pertencentes ao Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação do Poder Executivo Federal (SISP). No artigo 6º desse documento define-se o Plano Diretor de TIC (PDTIC) como o instrumento de alinhamento entre as estratégias e os planos de TIC e as estratégias organizacionais. Dessa maneira, o planejamento de TI complementa o planejamento estratégico da organização. Como consequência, garante-se o alinhamento, de forma que as soluções de Tecnologia da Informação estejam em conformidade com os objetivos e iniciativas também da área de TI, possibilitando a definição dos planos de ação.

O Plano Diretor de TIC deverá ter a validade mínima de um ano e nos casos de maior duração ser revisado anualmente. Além disso, este plano deve observar, no que couber, o guia de PDTIC do SISP para sua elaboração e acompanhamento. O documento deve estar alinhado à Estratégia de Governança Digital (EGD) e ao Planejamento Estratégico Institucional (PEI) e, na ausência deste, ao Plano Plurianual (PPA).

O objetivo do PDTIC da Universidade Federal do Ceará (UFC) é fornecer orientações estratégicas e táticas para que a TI possa garantir que as metas previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFC sejam alcançadas. Também faz parte do objetivo desse plano promover a excelência dos serviços de TI que apoiam as atividades diárias da instituição. Esse plano abrange todas as unidades da UFC, com exceção do complexo hospitalar. Ele compreende o período de 2018-2022 e deve ser revisado anualmente para o acompanhamento das ações estabelecidas.

Para mais informações, acesse o pdti-ufc-2018-2022 (PDF 960 kB)