Projetos de TI

Um projeto é um esforço temporário para se atingir a um objetivo único possuindo data de início e fim bem delimitados. Sendo assim, diferencia-se dos Serviços que tratam de trabalhos realizados de maneira contínua. Atualmente os projetos atendidos pela STI envolvem: Desenvolvimento de Sistemas, Desenvolvimento de Sítios Institucionais, Projetos de Infraestrutura de TI, bem como Contratações de TI.
Na figura a seguir pode ser visualizado o fluxo geral (macrofluxo) de Projetos de TI da UFC

Macrofluxo de Projetos de TI

Macrofluxo de Projetos de TI da UFC (clique na figura para ampliá-la)

A seguir são descritas as atividades e fases desses projetos:

  • Enviar Demandas: Para realização de um Projeto de TI é necessário maior tempo de planejamento se comparado aos serviços que são executados diariamente, por isso todos os Projetos de TI da UFC devem ser iniciados com a elaboração do chamado Documento de Oficialização da Demanda (DOD). Anualmente, a Secretaria de Tecnologia da Informação da UFC (STI) abre uma janela de tempo, onde qualquer área acadêmica ou administrativa pode realizar solicitações de projetos via envio de DODs.
  • Iniciação do Projeto: Inicialmente essas solicitações serão avaliadas tecnicamente pela equipe da STI que verificará a viabilidade técnica da execução deste projeto. Em um segundo momento, essa demanda será avaliada gerencialmente pela alta da gestão da Universidade visando verificar se existe alinhamento estratégico com as expectativas da UFC bem como, em caso positivo, realizar a priorização dos projetos que serão executados anualmente.
  • Planejamento de TI: Compreende todo o planejamento de TI realizado pela equipe técnica inerente à execução do projeto.
  • Execução e Acompanhamento: O projeto será executado pela STI em parceria com os demandantes e a alta gestão, visando o alinhamento do que está sendo executado com a atendimento das expectativas iniciais através do monitoramento da execução deste projeto.
  • Encerramento: Por fim, finalizada a execução técnica será verificado de maneira global se o objetivo da demanda inicial foi atendido.