Segurança da Informação

A Segurança da Informação, ou simplesmente SI, é a proteção da informação nas suas mais diversas formas. Não importa se ela é escrita em papel, impressa ou armazenada digitalmente. Nem se ela é transmitida pelo correio ou por e-mail. Por envolver também os aspectos relacionados à comunicação usamos comumente o termo Segurança da Informação e Comunicação, ou simplesmente o acrônimo SIC.

Essa proteção é contra vários tipos de ameaças que, se efetivadas, podem gerar prejuízos à organização. A segurança da informação pode ser obtida a partir da implementação de um conjunto de controles adequados, incluindo políticas, processos, procedimentos, estruturas organizacionais e soluções de TI.

A Segurança da Informação é fundamental para os negócios, inclusive do setor público. Nesse caso, a segurança da informação assume papel importante nos serviços de governo eletrônico (e-gov), ao evitar ou reduzir os riscos de fraude, sabotagem, vandalismo, incêndios e inundações, além de proteger as infraestruturas críticas das organizações.